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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curso de garçom recoloca profissionais no mercado de trabalho




Com a chegada do verão e de novos empreendimentos no município, o curso de formação de garçom, promovido pelo Governo Municipal, por meio Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc) em parceria com a Escola Técnica de Caraguá (Etec), é uma boa oportunidade para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho.

Pela parceria, a Fundacc entra com o material didático e o docente. Já a Etec cede o espaço físico para a realização do curso. As aulas são ministradas pelo professor de história Hércules Pantojo, que já foi garçom, dono de pousada e proprietário de restaurante.

No final de setembro, 17 pessoas concluirão o curso e estarão aptas a trabalhar em bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques. A capacitação tem a duração de 60 horas/aula, aplicadas em 30 dias.

Os participantes aprendem a lidar com o público, ética, manipulação e higienização de alimentos, arrumação de mesa e manejo dos talheres conforme a refeição a ser servida. A presidente da Fundacc, Zenaide Vernizzi, disse que muitos alunos estão fora do mercado de trabalho há algum tempo, e que o curso é uma oportunidade de retorno imediato. “Muitos donos de estabelecimentos procuram a Fundação e pedem para encaminhar os formados para uma entrevista de emprego”.

Desempregada há dois meses, Erlene Reis de Sá tem grandes expectativas com relação ao curso. “Essa é uma boa oportunidade para mudar de profissão e enriquecer meu currículo. Espero conseguir um emprego assim que terminá-lo”.

A diretora de Educação Profissional da Fundacc, Cristina Neves, explica que o curso de garçom atende a uma solicitação das Associações de Quiosques e de Hotéis e Pousadas de Caraguá. “Esta é a segunda turma a passar pela qualificação. A criação de uma terceira está em fase de estudo.” Os interessados em participar do curso devem ter no mínimo 18 anos e residir em Caraguá.


Novos Cursos

A Fundacc planeja criar dois novos cursos, um de camareira e outro de vendas, com o objetivo de suprir a demanda de profissionais da rede hoteleira, do comércio local e do primeiro shopping de grande porte do Litoral Norte. A previsão é que as turmas comecem a ser formadas na 2ª quinzena de outubro.

Serviço: Fundacc - Rua Santa Cruz, 436 – Centro - Tel: (12) 3897-5660



Capacitar para atender melhor o mercado de trabalho

O crescimento e desenvolvimento de Caraguá têm obrigado tanto os empresários, e profissionais quanto o Governo Municipal a investirem na capacitação de mão-de-obra. A administração pública tem procurado parcerias para trazer para a cidade cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar, qualificar e requalificar a população. A cidade já conta com três instituições

de ensino que oferecem oportunidades de formação profissional: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); a Escola Técnica Estadual (Etec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). E ainda, o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que capacita os micro e pequenos empresários, e favorecer a empregabilidade no município.

Para o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, a demanda de mão de obra deverá crescer no setor industrial e, com isso, gerar mais empregos. “É necessária a qualificação dos nossos moradores, para que as empresas que se instalarem contratem trabalhadores locais e não necessitem trazer mão-de-obra de outras regiões”, afirmou.

Demanda

A preocupação com a formação de mão de obra, no entanto, não é recente. Há mais de dez anos, cursos de capacitação eram oferecidos

pelo Fundo Social de Solidariedade. Para atender a demanda crescente daquela época, o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural (Fundacc), firmou convênio com o Governo Federal e instalou na cidade o Centro de Educação Profissionalizante do Litoral Norte (Ceprolin), que hoje é o Instituto Federal (IFSP).

A instituição conta hoje com 45 docentes e aproximadamente 1.200 alunos nos cursos de três áreas: Construção Civil, Tecnologia da Informação e Gestão. Em 2011, o Instituto Federal, passou a oferecer

os cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, com 40 vagas cada.

Sua estrutura oferece sete salas de aulas de uso comum, oito laboratórios deinformática e dois de construção civil, uma cozinha didática e um auditório multidisciplinar. O prédio está em fase de ampliação e as novas instalações abrigarão a biblioteca e o setor administrativo. Com as obras, três salas serão liberadas para realização de cursos.

Competência

Já a ETEC oferece formação e aperfeiçoamento nas áreas de Contabilidade, Logística e Informática para Internet, com 40 vagas cada; além de outras 80 para o ensino médio. Atualmente, a escola tem 21 professores e 480 alunos inscritos. No vestibulinho do 2º semestre

de 2011, 650 candidatos disputaram 120 vagas.

A escola tem seis salas de aula, laboratórios de Informática, Gestão, Química, Física e Biologia; salas de Bar e Restaurante, Manipulação de Alimentos e de Padaria e Confeitaria. Para 2012, a ETEC terá o curso técnico em Cozinha, com 40 vagas. As inscrições para o vestibulinho do ensino médio e profissionalizante da escola abrem no próximo dia 28 de setembro e seguem até às 15h do dia 18 de outubro, no site www.vestibulinhoetec.com. A taxa de inscrição é de R$ 25.

Autonomia

O Senai de São José dos Campos, que atua em Caraguá, também qualifica e requalifica os alunos para que, no futuro, possam entrar no mercado de trabalho ou como autônomos. A unidade, inaugurada no início de 2010, tem três professores e os cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista, Instalador Residencial, Pintor de Obras, Auxiliar de Climatização Veicular, Pedreiro Assentador e Pedreiro Revestidor.

Mas, não são somente os recém-formados que necessitam de orientação para se colocar no mercado de trabalho. Os empresários, muitas vezes, também precisam se qualificar e se atualizar, principalmente, para acompanhar o mundo em constante mudança. Em Caraguá, os empresários, contam com o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae. Cerca de três vezes por mês, consultores da entidade de São José dos Campos ministram palestras gratuitas e cursos de capacitação, conforme a demanda e a época do ano. Algumas destas capacitações são específicas para empresários, como a que será realizada no dia 29 deste mês, às 19h, com o tema “Consultoria Coletiva sobre Controle Financeiro”. As vagas são limitadas, por isso é necessário reservá-las. Mais informações no 3882-3854.

O posto é uma parceria do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores).





Fonte: Jornal Imprensa Livre


ACESSE: http://www.caraguaonline.com

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